Abaixo, segue um tuto facin, facin de fazer, até para quem começou a "Photoshopear" há pouco tempo.
Título: Papel Amassado
Dificuldade: Fácil
Sowtfare: Adobe Photoshop CS (Mas acredito que funcione em qualquer versão acima da 7.0)
Ao som de: Future World Live - Helloween
Ok. Let's play, guys!
1. Crie um documento (Crtl+N) do tamanho que você desejar. No meu caso aqui, abri um 500x500 pixels.

2. Agora vamos para a matéria-prima básica do nosso papel: as nuvens. Isso mesmo, as nuvens. Como disse uma vez a Jane Orwell, o filtro Nuvens (ou Clouds, para quem possui a versão inglês como eu) é uma espécie de massa de modelar. É só combinar clouds com algum outro filtro e uma certa dose de bom senso, que o resultado, geralmente, é muito bom. Ah! O caminho para o filtro é Filter>>Render>>Clouds. Em português eu não me recordo, mas é só procurar que certamente se encontra.

3. Vamos dar uma reforçada na nossa massa de modelar. Aplique agora o filtro Filter>>Render>>Difference Clouds. Esse filtro é como o Clouds, mas com a adição de um modo de mesclagem em Difference, o que torna as cores totalmente o contrário do que elas eram antes. Por exemplo: um pixel que era branco, se colocado em modo de Difference, se torna preto.

4. Repita o filtro (Ctrl+F) quantas vezes você achar necessário para um efeito legal. No caso, eu apertei cinco vezes.

5. Okay. Vamos dar a forma de um papel agora. Vá em Filter>>Stylize>>Emboss. Esse filtro faz com que a nossa massa se torne algo mais palpável e sólido. Coloquei meus valores como mostrados na figura abaixo:

6. Temos o papel. Mas...falta um pouco de cor no dito cujo. Olhe na paleta das layers, clique na bolinha branca&preta e vá em Hue&Saturation. Coloquei meus valores como os da imagem abaixo:

7. Aí, não mais que de repente, você me pergunta: "Mas tá, ô Ness. Pra que não apertar Ctrl+U e colorir direto?". Ao que eu prontamente respondo: "Senhor, faça da maneira que você quiser. Eu faço assim para que, caso eu mude de idéia e queira deixar meu papel verde-limão, eu possa fazer isso mais tarde."
8. Vamos agora queimar um pouco esse papel. Crie uma nova layer (Ctrl+Alt+Shift+N)[Nota: deviamos processar a Adobe por deixar essa tecla de atalho para algo tão frequentemente usado

9. Calma Zé. Selecione a Ferramenta Burn Tool (O)
e defina sua Range = Midtones e Opacity = Nível-Que-Você-Achar-Melhor. Com a camada que você preencheu de cinza selecionada, vá queimando seu papel. (Nota: use o brush que você quiser. Eu escolhi um meio grunge, por ser mais irregular). Vá em Filter>>Noise>>Add Noise, para dar uma dureza a mais no papel. Coloque um valor pequeno. Por fim, diminuia a opacidade da camada.10. Voilá! Está pronto!

Você pode variar também e aplicar imagens em cima do papel. É só colocar o modo de Blend/Mesclagem em Overlay/Sobrepor e baixar a opacidade até um nível que agradar você.

Lembrando o seguinte galera. Os níveis, a quantidade, as cores. Tudo depende do designer, do artista. O maior atrativo do Photoshop e o que tornou a melhor opção para os trabalhos gráficos atuais é a variação de suas ferramentas e a quantidade de maneiras de se chegar em determinado resultado. O jeito é experimentar.
Então era isso. Bola pro mato que é jogo de campeonato! Estudem e muito. É o que eu faço pelo menos
Até mais e sejam felizes!