Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Papel Amassado
PLUGFórum > Arte & Design > Adobe Photoshop & Image Ready > Tutoriais
Nothingness
Falaê Plug's! Como vão vocês?

Abaixo, segue um tuto facin, facin de fazer, até para quem começou a "Photoshopear" há pouco tempo.

Título: Papel Amassado
Dificuldade: Fácil
Sowtfare: Adobe Photoshop CS (Mas acredito que funcione em qualquer versão acima da 7.0)
Ao som de: Future World Live - Helloween

Ok. Let's play, guys!

1. Crie um documento (Crtl+N) do tamanho que você desejar. No meu caso aqui, abri um 500x500 pixels.

user posted image

2. Agora vamos para a matéria-prima básica do nosso papel: as nuvens. Isso mesmo, as nuvens. Como disse uma vez a Jane Orwell, o filtro Nuvens (ou Clouds, para quem possui a versão inglês como eu) é uma espécie de massa de modelar. É só combinar clouds com algum outro filtro e uma certa dose de bom senso, que o resultado, geralmente, é muito bom. Ah! O caminho para o filtro é Filter>>Render>>Clouds. Em português eu não me recordo, mas é só procurar que certamente se encontra.

user posted image

3. Vamos dar uma reforçada na nossa massa de modelar. Aplique agora o filtro Filter>>Render>>Difference Clouds. Esse filtro é como o Clouds, mas com a adição de um modo de mesclagem em Difference, o que torna as cores totalmente o contrário do que elas eram antes. Por exemplo: um pixel que era branco, se colocado em modo de Difference, se torna preto.

user posted image

4. Repita o filtro (Ctrl+F) quantas vezes você achar necessário para um efeito legal. No caso, eu apertei cinco vezes.

user posted image

5. Okay. Vamos dar a forma de um papel agora. Vá em Filter>>Stylize>>Emboss. Esse filtro faz com que a nossa massa se torne algo mais palpável e sólido. Coloquei meus valores como mostrados na figura abaixo:

user posted image

6. Temos o papel. Mas...falta um pouco de cor no dito cujo. Olhe na paleta das layers, clique na bolinha branca&preta e vá em Hue&Saturation. Coloquei meus valores como os da imagem abaixo:

user posted image

7. Aí, não mais que de repente, você me pergunta: "Mas tá, ô Ness. Pra que não apertar Ctrl+U e colorir direto?". Ao que eu prontamente respondo: "Senhor, faça da maneira que você quiser. Eu faço assim para que, caso eu mude de idéia e queira deixar meu papel verde-limão, eu possa fazer isso mais tarde." wink.gif

8. Vamos agora queimar um pouco esse papel. Crie uma nova layer (Ctrl+Alt+Shift+N)[Nota: deviamos processar a Adobe por deixar essa tecla de atalho para algo tão frequentemente usado tongue.gif] e a preencha (Shift+F5) com 50% de cinza (#808080). Coloque o modo de Blend/Mesclagem em Overlay/Sobrepor. Ohmaigódi! Ele desapareceu?!

user posted image

9.
Calma Zé. Selecione a Ferramenta Burn Tool (O) user posted image e defina sua Range = Midtones e Opacity = Nível-Que-Você-Achar-Melhor. Com a camada que você preencheu de cinza selecionada, vá queimando seu papel. (Nota: use o brush que você quiser. Eu escolhi um meio grunge, por ser mais irregular). Vá em Filter>>Noise>>Add Noise, para dar uma dureza a mais no papel. Coloque um valor pequeno. Por fim, diminuia a opacidade da camada.

10.
Voilá! Está pronto!

user posted image

Você pode variar também e aplicar imagens em cima do papel. É só colocar o modo de Blend/Mesclagem em Overlay/Sobrepor e baixar a opacidade até um nível que agradar você.

user posted image

Lembrando o seguinte galera. Os níveis, a quantidade, as cores. Tudo depende do designer, do artista. O maior atrativo do Photoshop e o que tornou a melhor opção para os trabalhos gráficos atuais é a variação de suas ferramentas e a quantidade de maneiras de se chegar em determinado resultado. O jeito é experimentar.

Então era isso. Bola pro mato que é jogo de campeonato! Estudem e muito. É o que eu faço pelo menos happy.gif .

Até mais e sejam felizes!
J@ckson
Muito bom nothingness!
Bem explicado e com a coisa eu mais gosto, imagens!
Parabens pelo tuto happy.gif
TheFunto
cambra em, perfeito mew...

parece sacola de pão mew... mto parecido heheh
vlw aew nothing... belo tuto cara...

parabéns wink.gif

vou colocar em pratica ele já já.. tongue.gif
Abs e T+
Jane Orwell
Opa!

Show mesmo o tutorial smile.gif
Efeito final bem realístico...

Parabéns, ness wink.gif
raphael_design
parabéns cara....
eu fazia esse efeito com um plugin...
belo tuto!!
debone
Outra coisa que da pra fazer,
é aplicar a ultima parte, de "queimar" o papel, é com brushs splatter
com 100 %, ai fica parecendo aqueles pacotinho de lanche
e salgados. xDDD!

SyL wink.gif
abaas
Filter>>Render>>Clouds
Tradução Filtros>>Acabamento>>Nuvens

Filter>>Render>>Difference Clouds
Tradução Filtros>>Acabamento>>Nuvens por Diferença

Filter>>Stylize>>Emboss
Tradução Filtros>>Estilização>>Entalhe

Filter>>Noise>>Add Noise
Tradução Filtros>>Ruido>>Adicionar Ruido

acho q nao tem mais nada pra traduzir

adorei a ideia do papel amasado
vlw

vinilong
Muito bom mesmo...
Me será muito utli!
Até!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favorclique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.